SON/SALSA/MAMBO ESSÊNCIA

SON/SALSA/MAMBO ESSÊNCIA

SON/SALSA /MAMBO ON 2           
O Mambo, conhecido como Salsa On2, é relativamente jovem em Europa e muito recente em Portugal. A sua difusão coincide com a necessidade do ensino da Musicalidade nas aulas de dança, uma vez que para dançar bem é preciso perceber a música e sentir a sua estructura rítmica.

IMPORTANCIA DE ESTAR NO RITMO
Os professores não explicamos desde um inicio as estructuras da música para facilitar a aproximação dos alunos e favorecer uma abordagem mais accesivel, mas ver alguns conceitos básicos não complica muito mas sim deita luz aos problemas que vão rapidamente surgir:
a.       quando começar a dançar, donde está o tempo 1
b.      que fazer nas diferentes partes da música
c.       quando termina

PERCEBER A MÚSICA FAZ A DIFERENÇA
         Chega o momento que os alunos que querem passos e figuras, só acrescentam uma atrás das outras, tantas que já não se lembram de todas. Estamos na fase na qual a Dança deixa de ser Arte e Cultura e tornasse Desporto. Mas o verdadeiro dançarino, aquele que adora dançar, va precisar de mais, de interpretar, de perceber as mudanças de ritmo, as paragens, de sentirse um instrumento musical da orquestra e de transformar a limitação das contagens e os passos em liberdade e creatividade.

DIFERENTES ESTILOS
         Conhecer os Estilos é emplogante, da muita riqueza de passos novos, movimentos e swing diferentes. O predominio de uns instrumentos musicales sobre outros, a escolha de determinadas influencias cria estilos diversos que são dançados de modo diferentes. Claramente acontece quando dançamos no 2 que podemos escolher o Mambo Classico o Portorriquenho acentuando a rítmica com o 4º tempo (t.b. o Son), o Mambo New York  acentuando a melodía com o 1º tempo e parte da rítmica com o break On2, e a Salsa On1 que acentúa básicamente a melodía no 1º tempo, ou a Salsa Cubana que mistura a estructura de passo Son com o tempo 1º ou 3º e outros estilos.

ESTRUCTURA DA MÚSICA
         Requer disciplina e trabalho como qualquer estudio: ouvir música, identificar os instrumentos, reconhecer os acentos e as paragens, entender as partes da música: Intro, Tema, Montuno(Mambo, Solo, Copla-Estribillo), Final para interpretar a música a um nível mais profundo (Syling, Figuras simples, Figuras complexas, Passos Livres, Movimento Corporal....)

DIFERENTES GÉNEROS
         Conhecer a variedade de géneros aglutinados na denominação “Salsa” permite valorar a diversidade e riqueza da Cultura Latina e reproducir nos Movimentos a identidade de cada origem. Não dançamos igual um Son, um Mambo ou um Chachacha e isso deve ser tomado em consideração e levado à Dança quanto nos é possivel.


UM BOM DANÇARINO É AQUELE QUE FAZ COM QUE VOCÊ VEJA A MÚSICA EM CADA MOVIMENTO E TRANSMITE EMOÇÃO E PAIXÃO NO QUE FAZ